Sustentabilidade na Miristica
A ecologia e a sustentabilidade são valores fundamentais na Miristica
A Miristica é uma microempresa verde e vegana, criada a pensar no futuro do nosso planeta, contrariando a tendência da produção de produtos de cosmética em massa com grande impacto ambiental e na nossa saúde.
Trabalhamos activamente para reduzir ao máximo a nossa pegada ecológica e consciencializar para a importância de proteger os recursos naturais que o nosso planeta tem para nos oferecer, bem como a sua biodiversidade.
Promovemos a tomada de consciencia sobre o nosso estilo de vida e sobre o impacto dos nossos actos, fomentando a implementação novos hábitos sustentáveis.
Matérias-primas
As matérias-primas que utilizamos para produzir os nossos cosméticos são naturais, de origem vegetal e mineral, biológicas e sem OGM, sempre produzidas de forma sustentável com todo o respeito pela mãe natureza.
Damos preferência a ingredientes produzidos localmente e/ou por pequenos produtores que sejam pagos de forma justa pelo seu trabalho, procurando atingir padrões sociais e ambientais equilibrados para todos os envolvidos.
Produção
A nossa produção é em pequena escala e totalmente artesanal, contrariando as tendências de industrialização típicas no mercado da cosmética. Desta forma, reduzimos ao máximo o nosso impacto ambiental e o desperdício gerado, obtendo cosméticos de elevada qualidade.
Embalagens
Seleccionamos apenas embalagens ecológicas para os nossos cosméticos, que possam ser reutilizadas, recicladas e/ou compostadas, recorrendo a materiais como o vidro, o papel ou cartão e o alumínio.
As etiquetas que acompanham diversos dos nossos acessórios são de papel 100% reciclado, promovendo a Economia Circular e reduzindo o consumo de matérias-primas virgens.
Os nossos rótulos são impressos localmente, com tinta de latex natural à base de água e sem solventes.
Não utilizamos embalagens secundárias, evitando assim o desperdício.
Envios
O embalamento para o envio de todos os nossos produtos é feito de forma consciente e sem plástico, utilizando apenas materiais ecológicos.
Utilizamos envelopes ou caixas de papel kraft com certificação FSC e reutilizamos caixas sempre que possível.
O acondicionamento é feito com papel e cartão reutilizados que recebemos dos nossos fornecedores de matérias-primas.
A fita adesiva que utilizamos é feita de papel kraft com adesivo de borracha natural.
Defesa dos animais
Defendemos os animais e o seu papel importantíssimo nos ecossistemas e por isso todos os nossos produtos são veganos e cruelty-free.
Acreditamos que é possível e imperativo atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável,
para o bem-estar de todos nós e do nosso planeta.
Estamos empenhados em contribuir para que estes objectivos sejam atingidos.
Por isso queremos ter um papel cada vez mais activista na sociedade, promovendo hábitos saudáveis e sustentáveis, através da nossa comunicação, da nossa presença em mercados e também dos nossos workshops e palestras, abordando temas relevantes como o estilo de vida ecológico e a redução do desperdício.
Através dos artigos que publicamos e da nossa comunicação nas redes sociais, procuramos dar a conhecer os problemas que o nosso planeta e a humanidade enfrentam actualmente e consciencializar para a importância da adopção de um estilo de vida com menos desperdício e menor impacto ambiental.
Sempre que possível, fazemos questão de “dar a cara” e participar em Mercados e Eventos relacionados com Ecologia, Sustentabilidade, Veganismo e Bem-Estar, de forma a ter um contacto mais próximo com o nosso público, dar a conhecer o que fazemos, os valores que nos guiam e os nossos objectivos.
Realizamos Workshops e Palestras sobre Biocosmética, Veganismo, Ecologia e Sustentabilidade, proporcionando a partilha de conhecimentos nestas áreas e dando aos participantes ferramentas que lhes permitam reduzir a sua pegada ecológica e a sua dependência das grandes indústrias.
Certificação Carbono Zero
Neutralidade Carbónica na Miristica
Queremos tornar a nossa empresa e os nossos produtos mais sustentáveis reduzindo a nossa pegada de carbono.
Para tal, obtivémos a Certificação Carbono Zero, quantificando, reduzindo e compensando todas as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) resultantes da nossa actividade.

Esta Certificação é uma forma de contribuirmos activamente para a preservação do nosso planeta, dos seus recursos e da sua biodiversidade, tornando os nossos produtos e todo o seu processo de produção mais sustentável, construindo um futuro melhor para todos nós e para as próximas gerações.
O Carbono Zero é uma marca de referência no cálculo e compensação de emissões de carbono, sendo disponibilizada pela empresa de consultoria ambiental Ponto Verde Serviços.
Através desta certificação, estamos a apoiar financeiramente projectos nacionais que promovem a captura de gases com efeito de estufa através do cultivo e manutenção de áreas de floresta nacional com mais de 80% de espécies indígenas ou naturalizadas e 0% de espécies invasoras.
Neutralidade Carbónica
Todas as emissões anuais de gases com efeito de estufa associadas à nossa actividade são quantificadas (consumo de electricidade, resíduos gerados, deslocações, transporte de matérias-primas e distribuição dos produtos) e é-nos entregue um relatório com os resultados decorrentes desta análise e quantificação.
Após quantificação das emissões, a compensação ocorre em áreas de floresta nacional e segue critérios como:
Mais de 80% de espécies indígenas ou naturalizadas
Não apresenta espécies classificadas como invasoras
As áreas são geridas de acordo com um Plano de Gestão Florestal que garante um período mínimo de exploração de 30 anos e integra medidas como prevenção de incêndios e protecção ambiental
Possuem um plano específico de monitorização de sequestro de carbono ao longo de todo o período de exploração
Certificação Anual
Anualmente faremos a renovação desta certificação, fazendo uma nova quantificação das emissões de GEE com os dados mais recentes da nossa actividade, garantindo assim que estamos a compensar efectivamente todas as nossas emissões.
A análise e quantificação anual das nossas emissões permite-nos perceber exactamente quais as fontes de emissão mais significativas e como é que poderemos reduzi-las, diminuindo assim a nossa pegada de carbono.
O conceito de sustentabilidade
Complexo mas deve ter a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, económicas e ambientais.
É preciso respeitar o ser humano, para que possa respeitar a natureza.
E do ponto de vista humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.
Questão Energética
Sem energia a economia não se desenvolve.
E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações deterioram-se.
Questão Económica
Sem energia a economia não se desenvolve.
E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações deterioram-se.
Questão Ambiental
Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida.
A economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.
O princípio da sustentabilidade
Aplica-se a desde um único empreendimento, passando por uma pequena comunidade, até ao planeta inteiro.
Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que ele seja:
Capaz de minimizar todos os pequenos e possíveis impactos ambientais que o mesmo pode causar no meio ambiente directamente ou indirectamente.
Capaz de oferecer produtos e serviços de maneira que estabeleça uma relação de competitividade não exagerada em relação aos concorrentes.
Um ambiente estimulante à criação de relações saudáveis e aja de maneira favorável a todos que estão conectados, directa ou indirectamente, sejam eles funcionários, público alvo, comunidade e até mesmo fornecedores de produtos e serviços.
Capaz de reconhecer e considerar a diversidade dos costumes e tradições de um povo, como sua língua, formas de produção agrícola, crenças, práticas de saúde.
Benefícios da sustentabilidade ambiental
A adopção de acções sustentáveis garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana.
Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
Principais acções que visam a sustentabilidade
Exploração controlada dos recursos florestais.
Preservação de áreas verdes.
Incentivo à produção e consumo de alimentos biológicos.
Exploração controlada e planeada dos recursos minerais.
Uso de fontes de energia limpas e renováveis.
Promoção da reciclagem de resíduos.
Gestão sustentável nas empresas diminuindo o desperdício.
Consumo controlado de água, evitando o desperdício.
Não poluição dos recursos hídricos e limpeza dos que se encontram poluídos.
Agenda 2030
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável
O ano de 2015 ficará na História como o ano da definição dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, fixados numa cimeira da ONU, em Nova Iorque, que reuniu os líderes mundiais para adoptar uma agenda ambiciosa com vista à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento económico, social e ambiental à escala global até 2030, conhecida como Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
A Agenda 2030 das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável constitui um plano de acção centrado nas pessoas, no planeta, na prosperidade, na paz e nas parcerias.
A Agenda 2030 é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas. Esta integra 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sucessores dos 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, que deverão ser implementados por todos os países e que abrangem áreas tão diversas, mas interligadas, como:
