Dia Mundial da Terra!

No dia 22 de Abril celebra-se o 50º Dia Mundial da Terra

Esta data representa a luta em defesa do ambiente e visa promover a reflexão sobre a importância da preservação do planeta e dos recursos, bem como o desenvolvimento de consciência ambiental.

História

“O Dia da Terra foi uma resposta unificada à crise ambiental – derramamentos de petróleo, poluição atmosférica, rios tão poluídos que literalmente pegaram fogo.

Em 22 de abril de 1970, 20 milhões de americanos – 10% da população dos EUA na época – foram às ruas, campus universitários e centenas de cidades para protestar contra a ignorância ambiental e exigir um novo caminho a seguir para o nosso planeta.

O primeiro Dia da Terra é creditado com o lançamento do movimento ambiental moderno e agora é reconhecido como o maior evento cívico do planeta.

O primeiro Dia da Terra em 1970 lançou uma onda de acção, incluindo a aprovação de leis ambientais de referência nos Estados Unidos. Os Actos sobre Ar Limpo, Água Limpa e Espécies Ameaçadas de Extinção foram criados em resposta ao primeiro Dia da Terra em 1970, bem como a criação da Agência de Proteção Ambiental (EPA). Muitos países logo adoptaram leis semelhantes.

O Dia da Terra continua a ter grande importância internacional: em 2016, as Nações Unidas escolheram o Dia da Terra como o dia em que o histórico Acordo de Paris sobre mudanças climáticas foi assinado.”

Fonte: https://www.earthday.org/earth-day-2020/

Importância da preservação do ambiente na Miristica

A Miristica é uma microempresa verde e vegana, criada a pensar no futuro do nosso planeta, contrariando a tendência da produção de produtos de cosmética em massa com grande impacto ambiental e na nossa saúde.

A ecologia e a sustentabilidade são valores fundamentais na Miristica.

Trabalhamos activamente para reduzir ao máximo a nossa pegada ecológica de todas as formas possíveis e para consciencializar o máximo de pessoas possível para a importância de proteger os recursos que o nosso planeta tem para nos oferecer, repensando os nossos hábitos e o nosso estilo de vida.

As matérias-primas que utilizamos para produzir os nossos cosméticos são 100% naturais, de origem vegetal e mineral, biológicas e sem OGM, sempre produzidas de forma sustentável com todo o respeito pela mãe natureza.

A nossa produção é em pequena escala e totalmente artesanal, contrariando as tendências no mercado da cosmética e conseguindo assim reduzir ao máximo o nosso impacto ambiental e o desperdício.

Defendemos os animais e o seu papel importantíssimo nos ecossistemas e por isso todos os nossos produtos são veganos e cruelty-free.

As nossas preocupações vão ainda mais além:
  • Damos preferência a produtos locais ou nacionais.
  • Seleccionamos fornecedores que se preocupem também com a sua pegada ecológica e que nos dêm garantias acerca da origem de cada ingrediente/produto.
  • Adquirimos ingredientes com certificação biológica, produzidos de modo sustentável e sem intoxicar o nosso planeta nem o nosso organismo.
  • Utilizamos embalagens ecológicas e com o menor impacto ambiental possível.
  • Valorizamos o ser humano e por isso os nossos produtos, bem como os seus ingredientes possuem preços justos procurando atingir padrões sociais e ambientais equilibrados para todos os envolvidos.
  • Os nossos envios postais são ecológicos: os materiais de acondicionamento são reutilizados (aqueles que recebemos dos nossos fornecedores de matérias-primas); reutilizamos caixas de cartão que nos são oferecidas por lojas locais que de outra forma as iriam descartar; utilizamos envelopes 100% papel kraft, proveniente de fontes sustentáveis; utilizamos fita adesiva de papel, 100% reciclável, sem silicone e a parte adesiva é de borracha natural.
  • No nosso dia-a-dia fazemos as nossas deslocações a pé ou de bicicleta, mesmo quando estamos a expedir encomendas ou quando nos deslocamos a fornecedores locais.

Objectivos de Desenvolvimento Sustentável

Em 2015, numa cimeira da ONU, diversos líderes mundial reuniram-se e definiram 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, com vista à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento económico, social e ambiental à escala global até 2030.

Acreditamos que estes objectivos ainda estão longe de ser atingidos, mas que não só é possível atingi-los, como é imperativo atingi-los, para o bem-estar de todos nós e do nosso planeta.

Estamos empenhados em contribuir para que estes objectivos sejam atingidos. Por isso queremos ter um papel cada vez mais activista na sociedade, promovendo hábitos saudáveis e sustentáveis, através da nossa comunicação, da nossa presença em mercados e também dos nossos workshops e palestras, abordando temas relevantes como o estilo de vida ecológico e a redução do desperdício.

Dia Mundial da Terra 2020

Neste momento, o mundo está a tentar combater o COVID-19 e para a nossa segurança e para a dos que nos rodeiam, somos forçados a ficar em casa e a distanciar-nos, no entanto, isso não nos deve fazer esquecer que as alterações climáticas são uma realidade e não nos deve impedir de lutar por um mundo melhor e defender o nosso planeta.

Assim, neste dia vai decorrer uma mobilização digital global com o intuito de mobilizar o mundo para tomar acções significativas que façam a diferença.

E onde quer que estejamos, podemos fazer a diferença.
Todas as acções importam, por mais pequenas que sejam.
Juntos, podemos salvar a Terra.

Celebra este dia connosco, sem sair de casa

Subscreve a nossa Newsletter

Subscreve a nossa Newsletter

Fica a par de todas as novidades e recebe dicas e receitas no teu email!

Obrigada pela subscrição!

Share This