Protector solar em creme vs. protector solar em spray:

O protector solar natural em creme espalha-se na pele de forma homogénea mantendo-a protegida sem qualquer efeito negativo para o organismo. Os protectores solares em spray, mesmo sendo naturais, durante a aplicação podem ser inalados o que não é benéfico para o organismo pois o óxido de zinco e o dióxido de titânio são irritantes para as vias respiratórias (já para não falar dos protectores não naturais em que podemos inalar os químicos que contêm).Além disso, com os protectores solares em spray corremos o risco de que a pele não fique totalmente coberta com o protector e como tal, não fique bem protegida.

Factor de protecção solar:

Contrariamente ao que pensamos, a protecção solar real não é proporcional ao aumento de FPS, por exemplo:

  • Protector solar com FPS 15: protege a pele de cerca de 93% dos raios solares
  • Protector solar com FPS 30 protege a pele de cerca de 97% dos raios solares
  • Protector solar com FPS 50 protege a pele de cerca de 98% dos raios solares

Assim sendo, a diferença real de protecção de um FPS 30 para um FPS 50 é muito reduzida – apenas 1%, por isso, um protector FPS 50 aplicado uma ou duas vezes ao dia é muito menos eficaz que um protector FPS 30 aplicado com maior frequência.

Assim sendo, a diferença real de protecção de um FPS 30 para um FPS 50 é muito reduzida – apenas 1%, por isso, um protector FPS 50 aplicado uma ou duas vezes ao dia é muito menos eficaz que um protector FPS 30 aplicado com maior frequência .

 

Por isso, seja qual for o FPS utilizado, devemos repetir a aplicação várias vezes ao longo do dia, especialmente depois do banho ou se transpirarmos muito.

 

Além disso, muitos protectores solares industriais apenas protegem dos raios UVB e não dos UVA que são os maiores causadores de cancro da pele.

 

Muitos também afirmam ter uma protecção que efectivamente não têm.Podes ler mais sobre este assunto aqui: http://www.skincancer.org/skin-canc…

Protector solar natural (mineral) vs protector solar químico:

Natural:
  • A protecção é obtida pela utilização de um mineral sem nano partículas (óxido de zinco ou dióxido de titânio)
  • Estes minerais ficam à superfície da pele e não são absorvidos
  • Cria uma barreira física que reflecte os raios solares e não os deixa penetrar na pele
  • A partir do momento em que aplicamos, estamos protegidos dos raios solares, não necessitamos de aplicar com antecedência
  • Protege dos raios UVA e UVB
  • Pode ser utilizado por qualquer pessoa e em qualquer idade, mesmo que tenha uma pele sensível ou atópica
  • É biodegradável e não é tóxico para o ambiente
Protector Solar Natural Miristica FPS 15 e FPS 30

Protector Solar Natural Miristica FPS 15 e FPS 30

Químico:
  • A protecção é obtida pela utilização de químicos que absorvem os raios solares
  • Estes químicos são absorvidos pela pele, entrando para a corrente sanguínea
  • É necessário esperar que os químicos sejam absorvidos para que a pele esteja protegida dos raios solares
  • Consoante os químicos utilizados, pode provocar alergias, irritações cutâneas e disfunções hormonais
  • Muitos utilizam químicos como: Oxybenzone – actua como estrogéneo no organismo e pode provocar disfunções hormonais, está ligado ao aparecimento de endometriose e outras doenças (ingrediente presente em cerca de 65% dos protectores solares industriais, cremes de dia com FPS e protectores labiais); Retinyl Palmitate – uma forma de vitamina A que não faz mal ao organismo mas que aplicada na pele pode acelerar o aparecimento de danos e aumentar o risco de cancro (ingrediente presente em cerca de 20% dos protectores solares industriais, 17% dos cremes de dia com FPS e 13% dos protectores labiais); entre outros.
  • Muitos destes protectores protegem dos raios UVB mas não dos raios UVA
  • Poluem o ambiente pela dispersão dos químicos no mar, podendo destruir habitats marinhos e recifes de coral – Podes ler mais sobre este assunto aqui: http://link.springer.com/article/10…

Os nossos protectores solares:

Para oferecermos uma alternativa aos protectores solares industriais, criámos protectores solares com ingredientes 100% naturais, de origem vegetal e mineral que protegem a pele dos raios solares UVA e UVB e por isso podem prevenir o aparecimento de cancro da pele.
São em creme para que durante a aplicação não haja inalação de qualquer partícula e oferecem uma protecção mineral, através da utilização de óxido de zinco, sem nano partículas, que fica à superfície da pele criando uma barreira física que reflecte os raios solares.
Contêm um teor muito elevado de óleos vegetais que nutrem a pele e vitamina E que a ajuda a regenerar-se após o sol e previne o envelhecimento prematuro.
Podem ser utilizados mesmo nas peles mais sensíveis, inclusive em bebés a partir dos 6 meses.
São biodegradáveis e não contêm químicos nocivos, nem para nós, nem para o ambiente.
Contêm apenas óleos essenciais adequados para peles sensíveis e que contribuem para a protecção e regeneração da pele.
Como determinamos o FPS nos nossos protectores solares:

A percentagem de Óxido de Zinco utilizada nos protectores solares naturais determina o FPS, por isso formulamos os nossos protectores com todo o cuidado e todos os ingredientes são pesados rigorosamente para podermos garantir uma protecção adequada.

Protector Solar FPS 30 acabado de fazer

Protector Solar FPS 30 acabado de fazer

A ter em conta:

A nossa alimentação também tem influência no impacto que o sol tem na nossa pele por isso é fundamental consumirmos muitos antioxidantes como os frutos vermelhos ou o chá verde e muitas frutas e vegetais em geral que podem prevenir o aparecimento de cancro.

Lembra-te que, seja qual for o factor de protecção e o tipo de protector solar utilizado, deves sempre evitar a exposição ao sol nas horas de maior calor e durante longos períodos de tempo. Se não houver forma de evitar a exposição prolongada ou nas piores horas, deves usar roupa clara e fresca que proteja a pele, óculos escuros, um chapéu ou boné e renovar frequentemente a aplicação do protector solar nas zonas expostas.

Miristica Logo
Share This
logo_newsletter

Subscreve a nossa Newsletter

Fica a par de todas as novidades e recebe dicas e receitas no teu email!

Obrigada pela subscrição!