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Primavera segundo a Medicina Tradicional Chinesa

Mar 16, 2021 | Saúde

Primavera segundo a Medicina Tradicional Chinesa

Chegada da Primavera

O que se reflecte no nosso corpo?

Mais alguém a sentir a felicidade de acordar de manhã para um sol esplendoroso depois de semanas de chuva?
O ar já se sente mais ameno, e os dias mais longos. Podemos dizer finalmente que a Primavera está a chegar! Os pássaros já o sentem e as flores também.

E nós? O que se reflecte no nosso corpo com o mudar da estação?

“In spring life is generated. In summer there is growth. In autumn there is harvesting. In winter there is storage. This is the regularity of the qi. Man, too, corresponds to this; one single day is divided into four time periods/seasons.”
Huang Di Nei Jing Ling Shu [1]

A Medicina Tradicional Chinesa tem algumas respostas.

Teoria dos 5 movimentos

Vamos então dar um salto até às bases fundamentais desta medicina oriental, praticada na China há milhares de anos.
Juntamente com a teoria do yin-yang, já bastante referida na cultura ocidental, a teoria dos cinco movimentos constitui a base da Medicina Chinesa.
E é nela que nos vamos focar neste artigo.

Os Wu Xing, ou cinco movimentos, nasceram da observação da natureza: a mudança das estações, o balanço dos ecossistemas naturais, o ciclo da vida e o balanço de todos os sistemas dentro do nosso corpo.

Esta teoria marcou um salto histórico na medicina antiga do conceito de a doença ser causada por espíritos malignos, para um conceito naturalista, passando a doença a ser consequência de determinado estilo de vida.

Os cinco movimentos simbolizam cinco qualidades inerentes diferentes e cinco fenómenos naturais, e podem ser enumerados como Água, Fogo, Madeira, Metal e Terra.

Cada movimento representa uma estação do ano e um ponto cardeal:
Equilíbrio Céu e a Terra
$

Água

Inverno – Norte

$

Fogo

Verão – Sul

$

Madeira

Primavera – Este

$

Metal

Outono – Oeste

$

Terra

Fim do Verão – Centro

Um dos aspectos mais comuns na medicina chinesa é a comparação entre os fenómenos naturais e o corpo humano.
Estes cinco movimentos podem servir de base para compreender-nos a nós, humanos, enquanto microcosmos, a nível fisiológico, psíquico e visceral.

Desta forma, a cada movimento pertence um órgão e uma víscera, respectivamente:
Fenómenos Naturais e o Corpo Humano
$

Água

Rim – Bexiga

$

Fogo

Coração – Intestino delgado

$

Madeira

Fígado – Vesícula biliar

$

Metal

Pulmões – Intestino grosso

$

Terra

Baço – Estômago [2]

Como tudo no universo, estes movimentos estão sempre intrinsecamente conectados entre si, existem como um todo e fluem uns para ou contra os outros.
A sua energia nunca está isolada, basta observarmos a imagem anterior, as setas representam as ligações entre si.

Esta interacção pode ocorrer de duas maneiras:

– Na primeira, um movimento gera o movimento seguinte. A isto, se chama a lei da produção.
O Fogo gera a Terra, a Terra gera o Metal, o Metal gera a Água, a Água gera a Madeira e a Madeira gera o Fogo.
Isto é um ciclo continuo de nutrição e transformação. Quando o movimento Fogo flui naturalmente e sem problemas, vai fortalecer o movimento Terra, e por aí fora.
Quando há um desequilíbrio em determinado movimento, quer por bloqueio do fluxo de energia, quer por enfraquecimento da mesma, o movimento seguinte também se ressente.

– Na segunda, os cinco movimentos interagem entre si, impedindo-se uns aos outros de excessos. A isto, se chama a lei do controlo.
O Fogo controla o Metal, o Metal controla a Madeira, a Madeira controla a Terra, a Terra controla a Água e a Água controla o Fogo.
Se um movimento exibir energia excessiva, aquele que o controla irá limitar este excesso e favorecer o equilíbrio. [2][3]

Confuso? Eu acho que pode ser um pouco, mas se reflectirmos no assunto, acaba por fazer sentido 🙂

Agora que roçámos muito levemente a superfície da teoria da Medicina Tradicional Chinesa, vamos então focar-nos no nosso tema: na Primavera ou, como agora já o sabemos, no movimento Madeira.

Movimento Madeira

O que é o movimento madeira?

O movimento Madeira representa novos começos, novas oportunidades.
A Primavera é o renascer, é o amanhecer, depois dos meses de Inverno.
Aquela sensação de esperança ao ver abrir as flores e sair o sol por entre as nuvens, a sensação de expansão, representam este movimento.

Na Natureza, este está associado ao enraizamento na Terra (aspecto yin), com o consequente crescimento e expansão em direcção à luz (aspecto yang), de forma equilibrada. [4]

Movimento Madeira
No nosso corpo

O movimento Madeira relaciona-se com o órgão fígado na sua componente energética (é sempre importante ter em mente que não é o órgão físico em si que está envolvido, mas sim a sua energia), e também se manifesta na emoção raiva.

Um dos primeiros sinais de desarmonia do fígado é a dificuldade em gerir a raiva: a frustração, agressividade, violência, teimosia e arrogância podem estar presentes, e ao serem reprimidas sem possibilidade de serem libertadas, podem causar depressão. Mudanças de humor e qualquer tipo de excessos emocionais estão em geral ligados a este órgão.

A expressão “ter maus fígados” faz agora mais sentido!

A nível biológico, o ciclo menstrual, o ciclo de sono, a circulação sanguínea, o movimento do tracto digestivo e a tensão e relaxamento musculares, estão conectadas com este movimento.

Alguma perturbação no fluxo energético, ou qi, no órgão fígado, pode resultar em dores menstruais, tonturas, dores de cabeça, obstipação, pressão arterial elevada, etc.

No entanto, estes sintomas também podem ter outra etiologia, é importante consultar um especialista em medicina chinesa, para estabelecer um diagnóstico assertivo. [2] [3]

A nossa alma etérea

A nível intelectual, a Madeira rege o Hun – a nossa alma etérea, ou seja, aquilo a que associamos a alma na cultura ocidental.
Segundo antigas crenças chinesas, esta alma etérea penetra no corpo pouco depois do nascimento, três dias depois para sermos mais precisos, e só volta a sair após a morte física, regressando ao céu (Tian), ou áquilo a que os chineses acreditavam ser um estado de energias não-materiais.

O Hun representa outro nível de consciência diferente da mente, mas directamente ligado a esta. Confere movimento ao nosso lado psíquico, através dos sonhos, planos de vida, projectos futuros e relações com outros indivíduos. Não é racional, como a mente, mas sim responsável pela intuição, inspiração, ideias, sonhos de vida e capacidade artística.

A nossa relação com terceiros, nomeadamente as amizades, casamentos e relações familiares ou no trabalho, é influenciada pelo Hun.
Este é responsável pela nossa capacidade de nos relacionarmos, interagirmos e empatizarmos com outras pessoas.

Esta alma etérea é abrigada pelo yin do fígado, sendo que se houver alguma deficiência deste órgão, o Hun ficará sem residência, causando insónia ou um sono não reparador com muitos sonhos. [5]

Hábitos alimentares na Primavera

Como é que a nossa alimentação muda na Primavera?

A mudança da estação, traz o crescimento das plantas depois do frio. A visão do verde das novas plantas a brotar do solo alimenta a alma, resultando numa diminuição do apetite e numa desintoxicação do nosso organismo, não só de resíduos alimentares, mas também de emoções como a raiva, a impaciência e a insatisfação. Passamos a ver a vida com novos olhos.
A primavera é ideal para entrarmos em contacto com a nossa verdadeira natureza.

Em relação à alimentação, esta é a estação em que devemos ter em atenção o nosso fígado e vesícula biliar. Naturalmente, passamos a comer menos, de forma a limpar o nosso corpo das gorduras e alimentos mais pesados consumidos durante os meses de Inverno.
Os alimentos devem ser leves e nutrir as qualidades yang, expansivas e ascendentes desta altura do ano, como rebentos, alimentos de folha verde e cereais integrais.

As ervas aromáticas, como o manjericão, o alecrim e o louro, são recomendadas.

Devemos evitar alimentos com sabor salgado, como o molho de soja ou miso, e demasiado pesados, uma vez que podem estagnar a energia do Fígado.

A preparação dos alimentos também se torna mais simples. A primavera, sendo a primeira estação do novo ano, representa a juventude.
Pensa-se que os alimentos mais crus relembram o nosso organismo dos tempos iniciais e mais simples do desenvolvimento humano, aqueles antes do uso do fogo, quando os humanos eram extremamente activos fisicamente e possuíam bastante calor interno, beneficiando de alimentos mais crus.
Todas as fases da nossa evolução, estão registadas bem dentro do nosso corpo.

Devemos cozinhar os alimentos por menos tempo, mas a temperaturas mais elevadas. Se usarmos algum tipo de óleo vegetal, saltear o alimento a elevadas temperaturas é o processo ideal.
Se usarmos água, devemos deixar cozer por pouco tempo e sem ser a ferver em cachão.

Portanto, o consumo de alimentos mais crus, menos cozinhados, deve aumentar em indivíduos que demonstrem sinais de calor interno, em climas mais quentes e em períodos de maior actividade física. No entanto, em indivíduos com sinais de alguma fragilidade ou deficiência, o consumo de alimentos crus em excesso podem fragilizar o processo digestivo, resultando por exemplo em diarreias. [6]

Vamos-te deixar aqui uma receita para uma refeição deliciosa, alinhada com esta nova estação, e que apenas demora 15 minutos a estar pronta!

Receita de Noodles com legumes salteados

Para 2 pessoas

Ingredientes

O que vais precisar

[

1 Cebola média

[

2 Dentes de alho

[

1 folha de louro

[

1 Pimento pequeno

[

1 Tomate grande

[

Cogumelos à escolha q.b.

[

Espinafres q.b.

[

Rebentos de soja q.b.

[

4 colheres de sopa de vinho do porto

[

Massa de Noodles

[

Sal, pimenta e tomilho seco q.b

Preparação

Segue os passos abaixo



Numa wok, refogar num fio de azeite o louro, a cebola e o alho picados.



Quando a cebola já estiver translúcida, adicionar o vinho do porto e deixar evaporar o álcool.



Juntar os restantes legumes (excepto os espinafres) à mistura anterior, e deixar cozinhar apenas por tempo suficiente.



Temperar com sal, pimenta e tomilho.



Adicionar a massa de noodles à wok, e juntar um pouco de água quente para facilitar a cozedura destes.



Quando a massa estiver cozida, juntar os espinafres e desligar o lume.



Rectificar os temperos.

Et voilá!

Bom apetite.

Pontos de acupunctura

Sugestão para a Primavera

O confinamento não tem necessariamente de ser sinónimo de deixarmos de cuidar de nós.
Podemos não ter tanta facilidade para ir fazer acupunctura com um especialista, mas podemos trazer um pouco da acupunctura até ti, sem precisares de sair do conforto do teu sofá.

Vamos-te deixar com a sugestão de dois pontos de acupunctura, que podes estimular em casa, de forma a beneficiares da correcta circulação da tua energia e de te preparares para a Primavera 😊

Vamos começar?

Onde se localizam?

He Gu

O primeiro ponto, encontra-se na mão,
denomina-se He Gu e pertence ao meridiano do intestino grosso. [7]

He Gu
Tai Chong

O segundo ponto encontra-se no pé,
é denominado de Tai Chong e pertence ao meridiano do fígado. [7]

Tai Chong

Como se faz?



Pressiona cada ponto com o polegar durante cinco segundos e alivia a pressão.



Espera dois segundos e volta a pressionar o mesmo ponto por cinco segundos.



Repete este processo durante um minuto e de seguida passa ao ponto de acupunctura seguinte.

Não esquecer que estes pontos são bilaterais, ou seja, existem tanto do lado direito como do lado esquerdo do corpo.
Portanto no total vamos estimular quatro pontos.

Quais as suas funções?

Estes dois pontos juntos são conhecidos como os Quatro Portões.
Alguns dos benefícios de os estimularmos em conjunto são:

$

Normalização da circulação de Qi e sangue no nosso corpo

$

Abertura de todos os canais e meridianos

$

Remoção de emoções estagnadas

Referências
[1] Unschuld P. (2016). Huang Di Nei Jing Ling Shu: The ancient classic on needle therapy. University of California Press.
[2] Maciocia G. The foundations of Chinese medicine. Elsevier Churchill Livingston.
[3] https://www.silvermoon-acupuncture.com/blog/2018/4/10/the-five-movements-of-traditional-chinese-medicine
[4] https://www.silvermoon-acupuncture.com/blog/2019/11/8/roots-gracefulness-and-moving-into-the-light-the-wood-movement-of-the-traditional-chinese-five-elements
[5] Maciocia G. The psyche in Chinese medicine. 1º Edição, Elsevier Churchill Livingston.
[6] Pitchford P. (2002). Healing with whole foods. 3º Edição, North Atlantic Books. Berkeley.
[7] Deadman P, Al-Khajafi M. (2001). A manual of acupuncture. Journal of Chinese Medicine Publications.

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Margarida Maia

Formada em Ciências Farmacêuticas e Medicina Tradicional Chinesa. Apaixonada pela natureza.
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