A pele é o maior órgão do nosso corpo, aquele que é mais visível e, infelizmente, muitas vezes é também o mais desprezado.

A pele é a nossa principal defesa contra doenças e vários problemas de saúde. Ao aplicarmos diariamente produtos ricos em químicos nocivos como o sabão industrial (que na verdade deveria ser chamado de detergente pois de sabão propriamente dito tem muito pouco ou mesmo nada…) ou outros cosméticos ricos em ingredientes sintéticos e tóxicos, estamos a fazer mais mal do que bem ao nosso próprio corpo, podendo provocar danos na pele, reacções alérgicas e algumas doenças.

O objectivo principal de usar sabão é limpar a pele, mas usar o tipo certo de sabão é importante para darmos à nossa pele o cuidado e a hidratação que ele merece.

Por isso queremos mostrar-vos alguns benefícios do uso do sabão natural feito com ingredientes de origem vegetal e biológica, como o azeite e outras gorduras vegetais de qualidade, plantas (normalmente com propriedades medicinais) e óleos essenciais puros.

Sabão artesanal de especiarias

Sabão artesanal de especiarias

A produção do nosso sabonete natural inicia-se com a minuciosa selecção de óleos e manteigas vegetais, plantas e/ou óleos essenciais equilibrando-os numa fórmula única, personalizada, com determinado fim terapêutico.

A estes óleos juntamos a água e o hidróxido de sódio e dá-se o nosso processo alquímico: a “saponificação”.

Muitos perguntam se o hidróxido de sódio (soda cáustica) utilizado não poderá ser nocivo para a pele visto ser um elemento alcalino e corrosivo. A verdade é que sem a soda o sabão não existe. Além disso, no fim do processo, desde que a receita seja bem equilibrada e o tempo de cura respeitado, nada resta de soda cáustica. O sabão será perfeitamente seguro para a pele, mesmo para as mais sensíveis. Será também muito hidratante.

Assim o sabão natural que obtemos por este processo artesanal é muito nutritivo para a pele ajudando a mantê-la saudável e bonita.

É adequado para as peles mais sensíveis e graças à utilização de óleos essenciais (a essência das plantas em forma líquida) em vez de fragrâncias sintéticas, tem propriedades terapêuticas, antifúngicas e antibacterianas. Consoante os ingredientes, pode ainda reduzir os sintomas de quem sofre de doenças de pele como a psoríase, acne, eczemas e outros.

Como o fazemos em pequenos lotes mantêm a sua frescura e assim os seus benefícios.

Contém glicerina que se forma naturalmente durante o processo de saponificação e é um elemento essencial para manter a hidratação da pele. No sabão industrial a glicerina é muitas vezes retirada.

Os pigmentos que utilizamos são de origem vegetal ou mineral, como a curcuma, a espirulina, a beterraba, a canela ou as micas. Estes não têm nenhum efeito nocivo sobre a pele. Não utilizamos de corantes de origem animal (muitas vezes usados nos sabonetes e outros cosméticos industriais). Também não utilizamos corantes artificiais.

Barra de sabão artesanal colorida com carvão vegetal e azul ultramarino (mineral)

Barra de sabão artesanal colorida com carvão vegetal e azul ultramarino (mineral)

O sabão natural e artesanal também faz espuma! Conseguimos obtê-la pela escolha de óleos vegetais que a tornem mais abundante, mais cremosa, etc. No sabão industrial usam-se aditivos como o famoso Sodium laureth sulfate, um detergente muito barato e eficaz para produzir espuma, que no entanto é irritante para a pele, pode estar associado a alguns tipos de cancro e é nocivo para o ambiente.

Além de todos estes benefícios, o sabão artesanal que fazemos é totalmente biodegradável e não é testado em animais, ou seja, não é prejudiciais para a saúde nem para o meio ambiente e é totalmente seguro… Além disso, ao utilizares o nosso sabão, estás a ajudar um pequeno negócio local, 100% português!

Miristica logo
Share This
logo_newsletter

Subscreve a nossa Newsletter

Fica a par de todas as novidades e recebe dicas e receitas no teu email!

Obrigada pela subscrição!