Veganismo

Miristica, sabe mais sobre o veganismo.

O que é o Veganismo?

“O Veganismo é um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais.”

Vegan Society

Água Micelar Vegan Miristica

O veganismo não é apenas uma dieta. Fundamenta-se ideologicamente no respeito por todos os seres vivos e pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da sua idade, do seu sexo, da sua origem ou das suas crenças políticas e religiosas. Ser Vegan é boicotar a exploração de animais de todas as formas possíveis: na alimentação, no vestuário, na cosmética, na composição de produtos diversos, no trabalho, no entretenimento e no comércio.

Ingredientes de origem animal e testes em animais na indústria cosmética:

A indústria cosmética faz um grande uso de ingredientes de origem animal nos produtos.
Estes ingredientes podem ser muito diversificados e muitas vezes a sua origem não é explicita:

  • Ingredientes Activos: Mel, Própolis, Geleia Real, Alfa Hidroxiácidos (AHA), algumas vitaminas (A, B, D), Ácido Hyalurónico, Keratina, Leite, Seda, entre outros;
  • Aromas e Fixadores de Aromas, como o Castoreum;
  • Ceras, como a Cera de Abelha;
  • Glicerina, um subproduto obtido a partir do sabão muitas vezes produzido a partir de gorduras de origem animal;
  • Gorduras / Óleos, como a Lanolina, Óleo de Peixe ou a Banha;
  • Pigmentos, como o Carmim de Cochonilha.

Muitas vezes, para a aplicação dos cosméticos na pele utilizam-se acessórios com pelos de animais, como no caso dos pincéis e escovas.

Adicionalmente, os testes em animais estão ainda muito enraizados na indústria cosmética, sendo estes uma das formas mais cruéis de exploração animal. Na Europa os testes em animais foram abolidos, no entanto, em países como a China, os testes em animais são obrigatórios. Isto significa que uma marca Europeia que venda os seus produtos na China, tem de testar em animais para que possa comercializar os seus produtos nesse país.

Alternativas

Felizmente, existem alternativas de origem vegetal ou sintéticas para todos os ingredientes que referimos e cada vez mais marcas demonstram uma preocupação em implementar alternativas e não testar em animais, optando inclusive por não comercializar os produtos na China.

Na Miristica, sempre que seleccionamos um ingrediente para os nossos Cosméticos, confirmamos a sua origem de forma a termos sempre a garantia de que não estamos a utilizar ingredientes de origem animal.

Podes encontrar na composição dos nossos produtos ingredientes como o Ácido Hyalurónico, o Álcool Cetílico ou o Phantenol e todos eles são de origem vegetal e sustentável. Além disso, confeccionamos todos os nossos produtos com ingredientes cujas propriedades e efeitos secundários são conhecidos, testando apenas em seres humanos voluntários. O resultado: uma gama de produtos 100% seguros e 100% livres de crueldade animal!

Subscreve a nossa Newsletter

Subscreve a nossa Newsletter

Fica a par de todas as novidades e recebe dicas e receitas no teu email!

Obrigada pela subscrição!