Ecologia e sustentabilidade:

A ecologia e sustentabilidade sempre foram valores primordiais para mim e que me levaram a criar a Miristica.

Assim, sempre procurei as embalagens mais sustentáveis possível para cada um dos nossos cosméticos, mas sem nunca esquecer a importância de serem adequadas às necessidades de conservação de cada produto.

A dada altura, até encontrar outras soluções, necessitei de introduzir algumas embalagens de plástico na nossa gama de produtos, de forma a garantir a sua melhor conservação e maior facilidade na hora da aplicação.

Mas a minha busca por soluções mais amigas do ambiente nunca parou.

Tem sido uma caminhada longa e difícil porque as embalagens para os nossos cosméticos têm de obedecer a diversos critérios:

  • Materiais ecológicos;
  • Produção sustentável;
  • Permitir uma conservação adequada a cada tipo de produto;
  • Tamanho adequado a cada tipo de produto;
  • Fáceis de utilizar;
  • Permitir uma aplicação fácil de cada produto;
  • Ter um preço justo e que não me obrigue a aumentar drasticamente os preços dos produtos que confecciono.

Encontrei muitas vezes embalagens que cumprem quase todos os critérios, mas surgia quase sempre o mesmo entrave:

A maioria dos fornecedores de embalagens apenas as comercializa em quantidades gigantes (10000 a 20000 unidades no mínimo), o que me impossibilita de as adquirir. Quando as comercializam em quantidades mais reduzidas, o valor por embalagem é elevadíssimo, pois a ideia é mesmo a de as venderem em grande escala, para fábricas.

Produção artesanal e em pequena escala na Miristica

A Miristica é uma micro-empresa de produção 100% artesanal e em pequena escala. Ou seja, cada produto é confeccionado por mim, à mão, e cada embalagem é também enchida por mim, à mão. E é assim que se vai manter, garantindo que cada produto sai do meu atelier com um elevadíssimo grau de qualidade e tendo sido produzido com um reduzido impacto ambiental. Por estes motivos, não só não faz sentido adquirir embalagens em quantidades tão elevadas, como nem sequer é possível fazê-lo por questões financeiras.

Finalmente, após muita pesquisa encontrei as soluções que procurava!

Ao fim de vários anos de pesquisa e de contactos com diversos fornecedores, consegui finalmente encontrar as embalagens que procurava, para cada um dos produtos que actualmente ainda se encontra em embalagens de plástico. Consegui conciliar os diversos critérios que defini e a mudança já está a acontecer!

Bálsamo de Citronela e Neem em Embalagem de Vidro

Bálsamo de Arnica e Bálsamo de Citronela e Neem em frascos de vidro

Agora já podes encontrar o nosso Bálsamo de Arnica e o nosso Bálsamo de Citronela e Neem em frascos de vidro, com a mesma capacidade dos sticks que utilizávamos anteriormente (15ml) e com o mesmo preço. Ou seja, tudo se mantém, excepto o material da embalagem que por ser vidro, é mais ecológico, podendo ser reutilizado posteriormente ou reciclado.

No ano passado já tinha substituído os sticks de plástico dos nossos Batons por latinhas de alumínio e passámos a ter disponível o nosso Creme Corporal de Baunilha e Cacau numa embalagem de 250ml também de alumínio.

Batons Miristica em Embalagem de AlumínioCreme Corporal Miristica em Embalagem de Alumínio

A Miristica tem uma pegada ecológica muito reduzida, produzindo o mínimo de lixo e de desperdício possível

Não faria sentido deitar fora as embalagens de plástico que ainda tenho para acelerar este processo. O desperdício seria muito maior e isso é algo que não quero que aconteça.
Assim, quanto aos produtos que ainda se encontram em embalagens de plástico, de forma faseada irei fazer a troca das suas embalagens, à medida que for esgotando as embalagens de plástico das quais ainda tenho stock.

Até ao final deste ano este processo já deverá estar concluído e a Miristica livre de embalagens de plástico!

Se tiveres dúvidas sobre as nossas embalagens ou sobre os nossos produtos, fala connosco, temos todo o gosto em ajudar

Subscreve a nossa Newsletter

Subscreve a nossa Newsletter

Fica a par de todas as novidades e recebe dicas e receitas no teu email!

Obrigada pela subscrição!

Share This